Projeto visa desenvolver tecnologias de baixo custo para ajudar pessoas com deficiência motora a utilizarem o computador

Por Daniel Patini

"A Iniciação Científica da estudante Isadora Muniz, do curso de Engenharia da Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, conquistou o prêmio de melhor trabalho de IC no 20.º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), ocorrido em setembro deste ano.

O projeto vencedor, orientado pela docente Denise Stringhini, tem como objetivo desenvolver tecnologias de baixo custo que auxiliem pessoas com deficiência motora a utilizarem o computador. "Foi muito gratificante ser reconhecida por esse trabalho que tem um grande valor, por tentar melhorar a vida de pessoas e por abranger a acessibilidade, que infelizmente acaba sendo pouco abordada no desenvolvimento de tecnologias", relata Isadora.

A estudante explica que o trabalho surgiu como uma ação de extensão dentro do programa CodeLab-Unifesp, e que depois foi contemplado com bolsa PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Ela continuará com essa temática durante o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Sobre o motivo para a escolha do tema desenvolvido, Isadora revela a influência da história de vida de Luciano Nunes do Nascimento, ex-aluno de sua orientadora que é deficiente físico. "Saber dos desafios que ele já enfrentou e continua enfrentando para conseguir atingir sua própria independência no dia a dia, como usar o computador, por exemplo, foi a inspiração para o projeto", afirma."